Speedr faz checagem de erros nos discos com S.M.A.R.T.
Mostrando 1 a 10 de 10 registros
Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) ou S.M.A.R.T. é um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.
Esse monitoramento pode prever em 60% se um disco rígido irá falhar. Essa tecnologia (S.M.A.R.T.) tem o propósito de avisar ao usuário ou o administrador do sistema a iminência do drive apresentar problemas, a tempo de se tomar alguma ação preventiva — como a cópia dos dados para um disco substituto.
O Speedr faz uma checagem com base nas estatísticas do S.M.A.R.T. para saber se a vida útil dos discos está chegando ao fim, marcando os discos com placa amarela para estado de atenção e vermelho indica que o sistema pode estar perdendo desempenho por conta dos erros.
Em 1992, a IBM iniciou a distribuição de discos rígidos de 3.5 que podiam "prever" suas próprias falhas. Foi o primeiro no mercado. Estes drivers eram equipados com a tecnologia PFA (Predictive Failure Analysis), desenvolvida pela própria IBM, que periodicamente media alguns atributos selecionados dos discos (como por exemplo a distância da cabeça de leitura para a superfície do disco), e enviava avisos quando alguns limites pré-determinados eram alcançados. Como o resultado do uso desta tecnologia foi muito útil principalmente para as grandes corporações, possuidoras de grande quantidade de micros em suas instalações, e tecnologia foi amplamente aprovada e acabou se tornando um padrão ANSI: S.M.A.R.T. Estes padrões, agora normatizados, começaram a ser utilizado pelos demais fabricantes (Conner, Fujitsu, HP, Maxtor, Quantum, Seagate, Western Digital, etc), e se aplica tanto a discos ATA como SCSI.
Não existe escapatória: falhas em disco acontecem! O grande problema é que quando falham, há grande risco de você perder seus dados, sejam eles seu trabalho de casa, informações essenciais de uma empresa, dados de um servidor, enfim, dados são dados, e o usuário deve definir o quão importante eles são para garantir se deve ter ou não cópias dos mesmos em outros locais de forma a poder recuperá-los. Porém a freqüência em que é feita esta cópia/backup pode não ser suficiente, ou o risco de perdê-los ou o risco de ter um servidor parado, é muitas vezes tão crítica quanto o próprio dado em si! A maneira de se evitar isto, é justamente monitorar o funcionamento do disco, e com base neste monitoramento saber se há a necessidade de programar uma substituição do disco, ou uma migração, ou um upgrade, melhor ainda se você poder ser "avisado" quando está na hora de se efetuá-las. Daí vem a grande funcionalidade do S.M.A.R.T.
Existem dois tipo de falhas em disco: as previsíveis e as imprevisíveis. Como você mesmo pode imaginar, as imprevisíveis, não tem jeito! Acontecem de repente, sem aviso, sem razão aparente, sem lógica, sem "solução"! Estas falhas podem ser causadas por eletricidade estática, acidentes manuais, manuseio, problemas externos ao funcionamento do disco (raios, curtos, etc). Estes casos são realmente "sem solução" e na maioria das vezes "sem recuperação". Falhas previsíveis, por outro lado, são tipos de falhas que o S.M.A.R.T. se propõe a detectar. Estas falhas são causadas por desgaste natural da performance do disco, e de seus ajustes e limites de funcionamento. Já foi levantado que 60% das falhas de disco são mecânicas, e estas são justamente as falhas que o S.M.A.R.T está preparado para detectar.
Previsíveis Alguns tipos de falhas, especialmente mecânicas e as causadas pelo tempo, vão ocorrendo gradualmente. Estas falhas podem ser detectadas por um dispositivo de monitoramento, assim como o mostrador de temperatura no painel de um carro que avisa o motorista (antes que algo mais grave ocorra) quando o motor começar a superaquecer.
Imprevisíveis Outras falhas ocorrem repentinamente ou por acidente, como a queima de algum componente eletrônico ou uma pancada.
Foi implementado também à partir da versão 0.9.0 RC17 a opção Bench que se refere à Benchmark do disco, que são várias operações, a fim de avaliar a performance relativa do disco, executando uma série de testes padrões e ensaios nele.
É, matando a cobra e mostrando o pau. Aqui mesmo eu tinha 2 hds com problema. Resolvido com a ajuda desta excelente ferramenta. Vlw pessoal
o S.M.A.R.T. vai deixar o acesso ao disco mais lento , ou e so mito?
Rogério, mito com certeza, pois trata-se de um protocolo que lê as informações que ficam registradas no próprio disco rígido, quem diz isso com certeza não leu o artigo todo.
Henrique me diz uma coisa estou tentando instalar o speedr em um HD IDE de 80GB instala tudo certinho, mas quando eu vou colocar os outros 2HDs SATA ai da uma mensagem de ERRO encontrado na BIOS, mas já tentei de tudo e nada, tem como vc me dar uma ajuda, visto que se eu tiro os HDs sata ai funciona normal, já troquei de posição na bios mas sempre o mesmo alerta, isto é, não consegue dar BOOT no HD-IDE como o HD-SATA junto, mas hd-ide sozinho vai de Boa. Se puder me dar um LUZ fico grato......
Olá D@vid,
Abre um topico em "Ajuda e Suporte" assim o fórum fica mais organizado e podemos interagir melhor por lá, e outros usuários talvez possam ajudar também.
Mas para que eu possa entender melhor, qual é a mensagem? Eu já tive um problema parecido, o caso era que a placa mãe não suportava usar IDE e SATA ao mesmo tempo.
Ola Henrique, olha a imagem, e de um server novinho com 5 discos SATA3 Seagate Barracuda de 500Gb, apos instalar o Speedr ficaram todos eles com os indicador "Seek error rate" e "Hw ECC Recover" contabilizando e contabilizando sem parar...
Procurando um pouco achei isto num fórum da mesma Seagate...
"Esses valores são normais para a sua unidade. O valor bruto do atributo "Hardware ECC Recovered" é realmente uma contagem de setor, e não um erro de contagem. O valor normalizado é logarítmica na natureza, mas eu não sei como ela é calculada. A taxa do atributo "Seek error rate" também são contra-intuitivo, e estão similarmente estruturados. Se você está preocupado com eles, posso ajudá-lo a analisar os dados SMART."
http://forums.seagate.com/t5/Barracuda-XT-Barracuda-Barracuda/Hardware-ECC-Recovered-is-my-HDD-defective-Barracuda-7200-12/td-p/100448
O que você acha?
Obrigado!
Alessio
Olá Alession,
Veja o que eu encontrei a respeito:
Há algum tempo atrás eu achei este site: http://kb.acronis.com/content/9107.
Traduzido pelo Google: Parâmetro que indica a taxa de erros de procurar das cabeças magnéticas. No caso de uma falha no sistema de posicionamento mecânico, um dano servo ou um alargamento térmico do disco rígido, procurar erros surgir.
Em Inglês: Parameter indicates a rate of seek errors of the magnetic heads. In case of a failure in the mechanical positioning system, a servo damage or a thermal widening of the hard disk, seek errors arise.
Acredito que isso ocorra por conta do disco ter sofrido dano no transporte, o que pode ter danificado as cabeças magnéticas.
Traduzi no google as recomendações que foram colocadas no site que postei:
Recomendações
Embora este parâmetro não é considerado crítico pelos fornecedores de hardware, a degradação deste parâmetro pode indicar problemas eletromecânicos do disco. Backup regular é recomendado. Se nenhum outro (crítico) parâmetros relatar um problema, substituição de hardware é recomendado em sistemas de missão crítica apenas.
Os discos mais apropriados para uso com o cache são estes http://wdc.com/pt/products/products.aspx?id=30.
Obrigado Henrique, vou tentar conseguir, aqui na Argentina só se consegue os WD Caviar Black e Seagate Barracuda...
Alessio, vale a pena conseguir um RE4, testei aqui e realmente ele tem um desempenho sem igual.
Mostrando 1 a 10 de 10 registros
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)