Pessoal, tenho 3 links fiz um balanceamento usando marcação de DSCP de Miss no Speedr em vários plugins e no MK eu fiz por mark connection, até ai tudo bem está funcionando mas oq acontece é o seguinte, um exemplo o plugin do youtube está com a marcação para o link 3 no speedr diz estar com 1,9mb de Miss e o consumo do link 3 no MK está em 900k e tem mais plugins consumindo banda e que esta no mesmo DSCP.
Ou seja nem tudo que vem do speedr está marcado com o DSCP ou o MK não está fazendo o serviço direito, alguem pode dar uma dica ou outra forma pra fazer o balanceamento, não quero fazer por PCC para não ter problema nos sites como globo.com.
essa é a regra no MK.
add action=mark-connection chain=prerouting comment="Pacotes Saidas DSCP 24" connection-state=new disabled=no dscp=24 new-connection-mark=Link3 passthrough=yes src-address=IPDOSPEEDR
Olá Josivaldo, boa noite! Amigo nos diga qual é a finalidade do balanceamento de Link por DSCP, qual tipo de benefício isso traz?
Alexsander posso determinar oq exatamente vai por qual link, como youtube por um unico link, megaupload por outro...
Qual a vantagem: não ter problemas com um site sendo particionado por 2 ou 3 links e dando problema pra abrir videos da globo por exemplo e não ter que ficar toda semana tendo que lançar um novo ip na adress list que o site trocou como vários fazem.
Alguem usa alguma forma que não passe por esses problemas, tenho link de 6, 3 e 1 mega.
Josilvado ta faltando ai o mark routing né?
Eu faria dessa forma, marcado as conexões new e related, no seu caso esta marcando somente new:
/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting \
comment="Pacotes DSCP 24" connection-state=new disabled=no \
dscp=24 new-connection-mark=conn_link_3 passthrough=yes
/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related \
disabled=no dscp=24 new-connection-mark=conn_link_3 passthrough=yes
/ip firewall
mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" \
connection-mark=conn_link_3 disabled=no new-packet-mark=packet_link_3 \
passthrough=yes
Depois fazer o mark routing pelos pacotes marcados com packet_link_3
Oi Henrique obrigado pela dica, o mark routing ja tenho ele só não coloquei que achei q daria pra entender que ja tinha, mas obrigado pela dica do related, obrigado.
aqui não funcionou. Não marca os pacotes new e related. Somente essa regra ta pegando os pacotes
add action=mark-connection chain=prerouting comment="DSCP 56" disabled=yes dscp=56 new-connection-mark=conexoes_speedr passthrough=yes
Na verdade esses updates agora são objetos abortados, portanto tem algum sendo baixado?
Acima dessa regra tem alguma outra sem passthrough=yes?
Não nenhuma regra acima dessa sem passthrough=yes.
Tem como eu direcionar os objetos abortados p/ um link?
Eu fiz um teste p/ ver se era minhas regras que não estavam corretas.
Fiz assim.
/ip firewall mangle
add action=change-dscp chain=prerouting disabled=yes dst-port=80 new-dscp=36 \
passthrough=yes protocol=tcp src-address=192.168.150.254
add action=mark-connection chain=prerouting disabled=yes dscp=36 \
new-connection-mark=link3_conn passthrough=yes
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=link3_conn disabled=\
yes dscp=36 new-routing-mark=link3 passthrough=no
E minha maquina foi direcionada p/ o Link3 sem problemas.
Depois eu fiz o mesmo processo, mas somente com o DSCP 56, e não fica legal, ele fica dando picos de 300Kbps a cada 2 segundos, mas não fica um fluxo continuo igual se vê no Controle de QoS.
Agora a tarde vou testar com duas placas de redes e IPS diferentes p/ WAN e LAN p/ ver se funciona. Mas já procurei por td q é lugar e n tem nada falando sobre isso. Somente no forum da CISCO eles ensinam como fazer politica de roteamento com DSCP.
Sim, tem vários sendo baixados. Porem quando eu uso mark routing o abort para.
tentei varias regras...
o maximo que consegui e que jogue o download
para os 2 servidores, ai baixa nos dois
Consegui, obrigado a todos!
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item