3 Servidores 1 WebCache
Mostrando 1 a 7 de 7 registros
Amigos, gostaria de saber se é possivel colocar 1 servidor com speedr pra servir 3 concentradores mikrotiks?
Boa tarde amigo, é perfeitamente possível sim.
Uma dúvida!
Deixei meu speedr com mascara 29, sendo assim:
10.1.1.1 - 10.1.1.7
No caso o ip do meu speedr ficou: 10.1.1.2, entao um servidor mikrotik na placa de rede configuro com 10.1.1.1 e o outro na placa de rede 10.1.1.3 ?
Seria isso neh?
Fiz asism e parece ok.
Sei que a pergunta parece boba,mas fiquei na dúvida..
Estou roteando toda minha rede,então estou injetando nas rbs internet,radius e cache na porta ether
Grato
Boba é pergunta não feita Emerson. Isso mesmo está correto, na verdade existem N formas de fazer essa implementação, pode ser desta forma, usando um SW ou Usando duas 3 Placas no SpeedR, uma pro Link e as outras duas para os Mks, depende da necessidade de cada.
Vlw Thalles, ta rodando aqui ja...
Deixei saindo do speedr uma unica placa de rede, e a mesma é ligada em um SW.
Alimento o SW com internet,radius e cache e as rbs onde os clientes se autenticam ficam todas roteadas.
Estou deixando a rede roteada,atualmente estou/estava trabalhando com tudo em bridge,porem a rede cresceu e esse negocio de bridge é porta aberta ao meu ver.
Antes eu sempre acessava os clientes pelo ip remoto de cada um,porem agora com a rede roteada so consigo acessar clientes remotamente se eu estiver na mesma rb huahauha..
Esqueci desse detalhe ao implantar o roteamento.
Alguma sugestão??? Vou passar a madrugada roteando as rbs que ainda faltam e ver um modo de ter acesso a clientes mesmo eu estando fora da rb onde eles conectam..
Abrc
Nada que um Roteamento Dinâmico com nosso querido OSPF não resolva seu problema, caso ainda não saiba trabalhar com ele você pode fazer Roteamento Estático mesmo, só que da muito mais trabalho. Ao utilizar um dos dois modos, deixe apenas seu MK de borda mascarando sua rede para internet, desative todo o resto do mascaramento que você deve estar fazendo, isso deixa a rede mais rápida e poupa trabalho ao fazer um redirecionamento de porta para um cliente, porque não irá precisar ir em MK por MK redirecionando o Pacote, basta no seu MK de borda fazer o redirecionamento apontando diretamente para o ip do cliente que o OSPF ou o roteamento estático ira dizer o caminho certinho a ser percorrido.
vlw Thalles,porem andei lendo a documentacao pra colocar o OSPF e me assustei,eu gosto de desafios,porem confesso que fiquei comnpletamente perdido ao tentar colocar o OSPF.
Vou montar em bancada um projeto aqui e ir tentando aprender sobre ele,pq no momento olho para o modo de implementacao dele e esta igual grego rsrs.
Fiz um roteamento aqui nessa madrugada,porem bem basico,apenas para fechar a rede do bridge,deixei basicamente assim:
cartao ap-bridge, na rb criei uma bridge e adicionei nela apenas o cartao/cartoes em que os clientes se conectam.
Em cada rb tem um ip na porta ether1 que aponta para o radius,proxy e link de internet e um ip da rede interna para acessar a rb pelo mesmo.
basicamente isso: 1 ip para o link internet,1 ip para o proxy,1 ip para o radius, 1 ip para acessar a rb e tbm 1 ip que uso como watchdog para os clientes.
configurei na rb dns,mascaramento e route com o ip de internet.Basicamente repito isso em todas as rbs,sendo assim o cliente conecta na rb e busca somente dentro dela internet,e autenticacao.
Estou satisfeito pois mesmo me conectando como um cliente em bridge,nao pingo a rb,nem da pra escanear a rede fora da rb,sendo que a bridge nao agrega a ether que corre pela minha rede.
O que me deixou na mao foi o acsso aos clientes que estao em rbs diferentes,antes em bridge eu acessava qualquer um,mas agora com esse modo de roteamento fiquei isolado e preciso muito ter acesso aos aps dos clientes.
Pelo jeito vou ter q correr para o OSPF...
Obrigado pelas dicas....
rsrs, teoria as vezes assusta sim, mais não é nenhum bicho de sete cabeças, na pratica vera que é bem simples para seu caso, basta entender a guia Networks e Area, porém pode fazer o roteamento estático como te falei, chegando em cada roteador e dizendo para qual roteador o pacote tem que ser enviado para chegar até o cliente. É bem simples.
Mostrando 1 a 7 de 7 registros
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)