Mostrando 1 a 10 de 12 registros

2011-05-17 07:14:38
Ezequiel Nepomuceno

Bom pessoal observei ao desitir de uma atualizaçao do windows update o speedr continu a baixar o arquivo mesmo sem nehun cliente esta usando, isso num é legal já pensou no horario de pico.Não ha uma maneira do arquivo só continuar a baixar quando ele for solicitado novamente por o mesmo usuario ou outro cliente.

2011-05-17 09:42:43
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8

Bom dia Ezequiel,

Os arquivos do windows updates mesmo que cancelados, logo serão solicitados novamente, por isso o speedr não suspende o download pra não perder o arquivo que as vezes é muito grande (alguns chegam a 3GB) e perder metade é perder muito, e foi pensando nisso que o Speedr marca o DSCP dos pacotes de updates do windows o DSCP 56. Se usar mikrotik pode criar as regras de marcação de windows updates por DSCP no seu balanceador e assim limitar o consumo do link por parte deste download durante o dia e liberar na madrugada.

Vamos as regras

MANGLE

/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="Pacotes update DSCP 56" connection-state=new disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=no

/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=no

/ip firewall mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_speedr_update disabled=no new-packet-mark=packet_speedr-updates passthrough=no time=6h-23h59m,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Observe que a regra marca os pacotes somente das 06 as 23:59, isso significa que ira marcar os pacotes que passarão pela queue tree (abaixo) que controla a banda e a prioridade do tráfego

SIMPLE QUEUE

/queue simple add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both disabled=no dst-address=0.0.0.0/0 interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k name=updates-queue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 queue=default-small/default-small total-queue=default-small

A simple queue acima limita a banda em 300k

2011-05-17 10:09:16
Mauricio Ferreira Santos (Simples Informática)
Beta tester
License Level: 3

Opa Henrique, vou implementar agora no meu MK hehehe...

Obrigado e Abraço!

2011-05-17 11:19:53
Developer

Boa mauricio ;) sempre de olho né!?

Esqueci de mencionar pessoal é possível fazer com que o Speedr não faça download de objetos que foram cancelados em qualquer plugin que tiver esta opção marcada, Veja:

Na interface web clique em "Plugins", procure o plugin do Windows Update e clique em cima, vai aparecer as configurações do plugin, então desmarque a flag "WIFLAGS_NEVERABORT" e clique em salvar. Na versão menor que 0.7.1 para que as novas configurações tenham efeito deve-se reiniciar o servidor clicando no botão reiniciar do menu, na versão nova as configurações serão carregadas automaticamente.

2011-05-17 12:50:29
Mauricio Ferreira Santos (Simples Informática)
Beta tester
License Level: 3

É sim Henrique, sempre antenado rsrs, veja o Mangle ficou file, ja o Simple Queue, so funcionou depois que coloquei o "dst-address" na aba Advanced, ficou assim:

/queue simple add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s direction=both disabled=no dst-address=IP-DO-SPEEDR interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k name=updatesqueue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 queue=default-small/default-small total-queue=default-small

Caso alguem não consiga e passe pelo mesmo problema que eu ai ta a solução :)
Segue um print da Queue em funcionamento hehehe...

Abraço!!!

2011-05-17 14:55:41
Ezequiel Nepomuceno

Olá Henrique, muito obrigado pela atenção vou fazer agora mesmo.Valeu Mauricio segunda vez ai que vc me dar força.

2011-05-17 17:19:42
Developer

Obrigado Mauricio, ótima contribuição!

Abraços

2011-05-31 18:30:03
TIAGO DOS REIS

Obrigado Mauricio e Henrique, implantei as regras e estão funcionando corretamente e aproveitei a idéia e criei novas regras para atualização de anti-virus, que clientes um pouco mais leigos não observam que esta sendo atualizado e acha que não esta chegando a velocidade contratada e fica medindo ao mesmo tempo.
abraços

2011-06-17 16:52:56
Carlos Wirelesscity

License Level: 6

essa regra nao esta funcionando aki comigo e acaba estourando meu link de 10mb,se eu desabilito o speedr volta ao consumo normal em torno de 5/7mb pra esse horario, parece nao esta marcando no mangle e consequentemente nao da trafego algum na simple queues, alguma sugestão ? abaixo um print

2011-06-17 21:06:36
Developer

Amigo a regra funciona, deve ter implementado de forma incorreta, pode ter alguma regra acima marcando com passthrough impedindo que passe pela regra da que criou para marcar o DSCP 56.

2011-08-24 20:52:02
RAPEEDO LTDA

O meu aqui só funcionou depois que tirei o passthrough da primeira e segunda regra

Mostrando 1 a 10 de 12 registros

To reply this post or create new ones you must login

Forgot Password?

*emphasis   **more emphasis**

(4 spaces)code

> quote

* List item
* Another list item

1. Ordered list item
2. Other ordered list item

# Fist level title (##, ###, ####)

[Link's Text](http://address.com)