Bom pessoal observei ao desitir de uma atualizaçao do windows update o speedr continu a baixar o arquivo mesmo sem nehun cliente esta usando, isso num é legal já pensou no horario de pico.Não ha uma maneira do arquivo só continuar a baixar quando ele for solicitado novamente por o mesmo usuario ou outro cliente.
Bom dia Ezequiel,
Os arquivos do windows updates mesmo que cancelados, logo serão solicitados novamente, por isso o speedr não suspende o download pra não perder o arquivo que as vezes é muito grande (alguns chegam a 3GB) e perder metade é perder muito, e foi pensando nisso que o Speedr marca o DSCP dos pacotes de updates do windows o DSCP 56. Se usar mikrotik pode criar as regras de marcação de windows updates por DSCP no seu balanceador e assim limitar o consumo do link por parte deste download durante o dia e liberar na madrugada.
Vamos as regras
MANGLE
/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="Pacotes update DSCP 56" connection-state=new disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=no
/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=no
/ip firewall mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_speedr_update disabled=no new-packet-mark=packet_speedr-updates passthrough=no time=6h-23h59m,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat
Observe que a regra marca os pacotes somente das 06 as 23:59, isso significa que ira marcar os pacotes que passarão pela queue tree (abaixo) que controla a banda e a prioridade do tráfego
SIMPLE QUEUE
/queue simple add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both disabled=no dst-address=0.0.0.0/0 interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k name=updates-queue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 queue=default-small/default-small total-queue=default-small
A simple queue acima limita a banda em 300k
Opa Henrique, vou implementar agora no meu MK hehehe...
Obrigado e Abraço!
Boa mauricio ;) sempre de olho né!?
Esqueci de mencionar pessoal é possível fazer com que o Speedr não faça download de objetos que foram cancelados em qualquer plugin que tiver esta opção marcada, Veja:
Na interface web clique em "Plugins", procure o plugin do Windows Update e clique em cima, vai aparecer as configurações do plugin, então desmarque a flag "WIFLAGS_NEVERABORT" e clique em salvar. Na versão menor que 0.7.1 para que as novas configurações tenham efeito deve-se reiniciar o servidor clicando no botão reiniciar do menu, na versão nova as configurações serão carregadas automaticamente.
É sim Henrique, sempre antenado rsrs, veja o Mangle ficou file, ja o Simple Queue, so funcionou depois que coloquei o "dst-address" na aba Advanced, ficou assim:
/queue simple add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s direction=both disabled=no dst-address=IP-DO-SPEEDR interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k name=updatesqueue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 queue=default-small/default-small total-queue=default-small
Caso alguem não consiga e passe pelo mesmo problema que eu ai ta a solução :)
Segue um print da Queue em funcionamento hehehe...
Abraço!!!
Olá Henrique, muito obrigado pela atenção vou fazer agora mesmo.Valeu Mauricio segunda vez ai que vc me dar força.
Obrigado Mauricio, ótima contribuição!
Abraços
Obrigado Mauricio e Henrique, implantei as regras e estão funcionando corretamente e aproveitei a idéia e criei novas regras para atualização de anti-virus, que clientes um pouco mais leigos não observam que esta sendo atualizado e acha que não esta chegando a velocidade contratada e fica medindo ao mesmo tempo.
abraços
essa regra nao esta funcionando aki comigo e acaba estourando meu link de 10mb,se eu desabilito o speedr volta ao consumo normal em torno de 5/7mb pra esse horario, parece nao esta marcando no mangle e consequentemente nao da trafego algum na simple queues, alguma sugestão ? abaixo um print
Amigo a regra funciona, deve ter implementado de forma incorreta, pode ter alguma regra acima marcando com passthrough impedindo que passe pela regra da que criou para marcar o DSCP 56.
O meu aqui só funcionou depois que tirei o passthrough da primeira e segunda regra
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)