Balanceamento de Link por DSCP

Mostrando 1 a 10 de 13 registros

2011-11-14 14:52:25
Josivaldo Guedes Carrara

Pessoal, tenho 3 links fiz um balanceamento usando marcação de DSCP de Miss no Speedr em vários plugins e no MK eu fiz por mark connection, até ai tudo bem está funcionando mas oq acontece é o seguinte, um exemplo o plugin do youtube está com a marcação para o link 3 no speedr diz estar com 1,9mb de Miss e o consumo do link 3 no MK está em 900k e tem mais plugins consumindo banda e que esta no mesmo DSCP.

Ou seja nem tudo que vem do speedr está marcado com o DSCP ou o MK não está fazendo o serviço direito, alguem pode dar uma dica ou outra forma pra fazer o balanceamento, não quero fazer por PCC para não ter problema nos sites como globo.com.

essa é a regra no MK.

add action=mark-connection chain=prerouting comment="Pacotes Saidas DSCP 24" connection-state=new disabled=no dscp=24 new-connection-mark=Link3 passthrough=yes src-address=IPDOSPEEDR

2011-11-14 18:29:24
Alexsander Simão do Bomfim

Olá Josivaldo, boa noite! Amigo nos diga qual é a finalidade do balanceamento de Link por DSCP, qual tipo de benefício isso traz?

2011-11-14 19:14:59
Josivaldo Guedes Carrara

Alexsander posso determinar oq exatamente vai por qual link, como youtube por um unico link, megaupload por outro...

Qual a vantagem: não ter problemas com um site sendo particionado por 2 ou 3 links e dando problema pra abrir videos da globo por exemplo e não ter que ficar toda semana tendo que lançar um novo ip na adress list que o site trocou como vários fazem.

Alguem usa alguma forma que não passe por esses problemas, tenho link de 6, 3 e 1 mega.

2011-11-15 18:13:20
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8

Josilvado ta faltando ai o mark routing né?

Eu faria dessa forma, marcado as conexões new e related, no seu caso esta marcando somente new:

/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting \
comment="Pacotes DSCP 24" connection-state=new disabled=no \
dscp=24 new-connection-mark=conn_link_3 passthrough=yes

/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related \
disabled=no dscp=24 new-connection-mark=conn_link_3 passthrough=yes

/ip firewall
mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" \
connection-mark=conn_link_3 disabled=no new-packet-mark=packet_link_3 \
passthrough=yes

Depois fazer o mark routing pelos pacotes marcados com packet_link_3

2011-11-15 21:50:09
Josivaldo Guedes Carrara

Oi Henrique obrigado pela dica, o mark routing ja tenho ele só não coloquei que achei q daria pra entender que ja tinha, mas obrigado pela dica do related, obrigado.

2012-05-11 09:49:55
William(Mr Filter)

aqui não funcionou. Não marca os pacotes new e related. Somente essa regra ta pegando os pacotes

add action=mark-connection chain=prerouting comment="DSCP 56" disabled=yes dscp=56 new-connection-mark=conexoes_speedr passthrough=yes

2012-05-11 13:22:16
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8

Na verdade esses updates agora são objetos abortados, portanto tem algum sendo baixado?

Acima dessa regra tem alguma outra sem passthrough=yes?

2012-05-11 13:57:37
William(Mr Filter)

Não nenhuma regra acima dessa sem passthrough=yes.

Tem como eu direcionar os objetos abortados p/ um link?

Eu fiz um teste p/ ver se era minhas regras que não estavam corretas.

Fiz assim.

/ip firewall mangle

add action=change-dscp chain=prerouting disabled=yes dst-port=80 new-dscp=36 \
passthrough=yes protocol=tcp src-address=192.168.150.254
add action=mark-connection chain=prerouting disabled=yes dscp=36 \
new-connection-mark=link3_conn passthrough=yes
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=link3_conn disabled=\
yes dscp=36 new-routing-mark=link3 passthrough=no

E minha maquina foi direcionada p/ o Link3 sem problemas.

Depois eu fiz o mesmo processo, mas somente com o DSCP 56, e não fica legal, ele fica dando picos de 300Kbps a cada 2 segundos, mas não fica um fluxo continuo igual se vê no Controle de QoS.

Agora a tarde vou testar com duas placas de redes e IPS diferentes p/ WAN e LAN p/ ver se funciona. Mas já procurei por td q é lugar e n tem nada falando sobre isso. Somente no forum da CISCO eles ensinam como fazer politica de roteamento com DSCP.

2012-05-11 15:02:59
William(Mr Filter)

Sim, tem vários sendo baixados. Porem quando eu uso mark routing o abort para.

2012-05-11 22:36:26
Fabiano

tentei varias regras...
o maximo que consegui e que jogue o download
para os 2 servidores, ai baixa nos dois

2012-05-14 16:28:37
William(Mr Filter)

Consegui, obrigado a todos!

Mostrando 1 a 10 de 13 registros

To reply this post or create new ones you must login

Forgot Password?

*emphasis   **more emphasis**