Acho que minha operadora me vende "link cache" !
Mostrando 1 a 5 de 5 registros
Olá,
Alguém pode me ajudar, como faço para saber se meu link dedicado de 200mb está saindo pelo cache ? tenho quase certeza, pois tirei meu cache para manutenção e fazendo os testes do copel acontece igual quando tenho cache, o teste vai vuado, da aquele pico de velocidade e volta logo, diferente de um teste sem cache... também tive problemas com youtube reiniciar no meio do video... enfim existe uma possibilidade de descobrir mesmo que eles usem proxy 100% transparente ?
obrigado.
Lembro-me que havia comentado no fórum uma forma de "limpar" os pacotes, isto é, provavelmente você utiliza o sistema de Cache Full com marcação de pacote, certo? Ocorre da mesma forma com as operadoras, elas marcam os pacotes, dessa forma um pacote vindo marcado de fora de sua rede será interceptado pela sua regra e entrará no cache full.
Tente procurar no fórum algo sobre essa limpeza dos pacotes retirando a marcação, o mesmo deve ser usado na borda de sua rede, um mikrotik que esteja sendo um router, teste por uma semana e vejas se há diferença.
Abraços
Acer,
Tudo de cache na minha rede está desativado, redirecionamentos, servidor de cache, acho que você não entendeu, eu quero saber se a operadora que me fornece link usa servidor de cache 100% transparente ! ter como saber se estou saindo por cache, por porta 3128...
Pois a minha rede sem nada de cache ainda parece estar no mesmo.
Um teste do speedtest.copel.net por exemplo o normal é demorar uns 30 -40 ou segundos ou mais no minimo.. o meu teste dura apenas 15 segundos, como se ainda estivesse um serviço de cache, mesma coisa videos do youtube, rjnet, speedtest.net .... colei meu link nos 200 megas pra testar e quando fui fazer o teste do copel ainda deu 50mb 0o!
Pablo hoje acredito que todas as operadoras telecom utilizam algum sistema de cache, mas para resolver isso faça como no link abaixo:
http://www.speedr.com.br/forum/view?id=3788
regra criada pelo Henrique Testa ai
Zerar DSCP do link
Algum tempo atrás vim notando que alguns provedores de link (inclusive as grandes empresas de telecomunicações), manda pacotes com DSCP marcado, isso faz com que os pacotes vindos do link sejam marcados como cachefull, fazendo com que o usuário possa baixar objetos sem controle de banda.
Veja abaixo as regras para mikrotik, onde é possível zerar o DSCP vindo da interface de internet (WAN):
/ip firewall mangle
add action=change-dscp chain=prerouting comment="PTT00 - Zerando DSCP 10" \
disabled=no dscp=10 in-interface=VLAN-PTT00 new-dscp=0
add action=change-dscp chain=prerouting comment="PTT00 - Zerando DSCP 12" \
disabled=no dscp=12 in-interface=VLAN-PTT00 new-dscp=0
VLAN-PTT00 é o nome da interface do link, você deve alterar para o nome da sua interface no seu miktotik.
Testei a regra e realmente usam cache.
obrigado.
Mostrando 1 a 5 de 5 registros
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)