obs: o speedr tem que ter "uma" placa de rede, apenas para o mikrotik!
Minha topologia é: Mikrotik com 3 placas de redes e Speedr com 1 placa de rede
MIKROTIK ---- Internet - 192.168.15.1/30 . ---- Speedr - 10.0.0.1/30 . ---- Clientes - 192.168.1.1/24
SPEEDR ---- 1 PLACA DE REDE (Interceptação de Trafico - TRANSPARENTE )- 10.0.0.10
FEITO ISSO É SÓ JOGAR A REGRA DO "Henrique Fernandes Silveira" QUE DÁ CERTO.
MANGLE
/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="if addrlist = speedr-redirect -> mark connection [connmarkspeedr-redirect]" disabled=no dst-address-list=!intranet dst-port=80 new-connection-mark=connmarkspeedr-redirect passthrough=no protocol=tcp src-address-list=speedr-redirect
NAT
/ip firewall nat add action=dst-nat chain=dstnat comment="if [connmarkspeedr-redirect]-> redirect [10.0.0.10 tcp.dst=3128]" connection-mark=connmarkspeedr-redirect disabled=no dst-address-list=!intranet protocol=tcp to-addresses=10.0.0.10 to-ports=3128
ADDRESS-LIST
/ip firewall address-list add address=192.168.1.0/24 comment="" disabled=no list=intranet
/ip firewall address-list add address=192.168.1.0/24 comment="Regra webcache" disabled=no list=speedr-redirect
MASQUERADE INTRANET
/ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="Masquerade intranet" disabled=no dst-address=!10.0.0.10 src-address-list=intranet
MASQUERADE SPEEDR
/ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="Masquerade speedr" disabled=no dst-address-list=!intranet src-address=10.0.0.10
No Speedr, Va Até "Controle de Acesso >>> Redes Autorizadas" - e coloque o ip >>>> 192.168.0.0/24
NÃO ESQUECE DE MUDAR OS IP's PARA SUA REDE!
IMPORTANTE: NÃO SE ESQUEÇAM DE COLOCAR 192.168.0.0/16 no " Redes Autorizadas " ( dentro do SPEEDR ) pra liberar o pool 192.168 inteiro para que resolva a questao do " Acesso Negado" .
DETALHE SEU MIKROTIK TEM QUE ESTA FUNCIONADO PERFEITAMENTE COM SEU CLIENTES, ESSA REGRA SÃO APENAS ADICIONAIS, NÃO PRECISA DESABILITAR SUAS REGRA ATUAIS.
Esse tutorial tem várias participações, o importante é ajudar a todos, ñ importando quem é o principal autor, se ajudar postem as experiencias.
Abraço a todos..
ñ coseguir entender por que o speedr só presisa de uma placa vc poderia desenhar sua tupologia?
Não entendi duas coisas amigo...
Essa regra:
"No Speedr, Va Até "Controle de Acesso >>> Redes Autorizadas" - e coloque o ip >>>> 192.168.0.0/24"
O Ip não seria 192.168.1.0/24?
Ou estou enganado?
E essa outra regra? Porque Maskara /16?
IMPORTANTE: NÃO SE ESQUEÇAM DE COLOCAR 192.168.0.0/16 no " Redes Autorizadas " ( dentro do SPEEDR ) pra liberar o pool 192.168 inteiro para que resolva a questao do " Acesso Negado"
Agradeço se ajudar.
David, tive a mesma duvida que vc...
Algum admin aí pra confirmar essas regras?
Amigos, /16 pq pega as 2 ultimas classes de ips inteiras 0.0/16.
Ele deve usar 192.168.2,3,4....2 e 192.168.2.2,3,4... Espero que entendam!
Pessoal, preciso usar o speedr em 2 mikrotiks, pois uso o antigo com ip x mac e o novo com pppoe, como faço para usar nos 2? coloco uma hub pra dividir, quais ips devo usar no speedr e nos mk? como devo fazer?
Alguém poderia me dar uma ajuda, o server já está com acesso, chave ativa, só não grava nada, deve ser coisa minima, alguém poderia me dar uma mão??
Olhem a tela, está funcionando, mais não grava nada.
Uma pergunta amigo, nessa sua regra eu tenho que fazer uma nat para no mk para os clientes, ou fica desativada a nat dos clientes, ficaria somente a nat MASQUERADE INTRANET e MASQUERADE SPEEDR
amigo não sei add regras, no mikrotik
tem como vc me ajudar?
essa regregas de mark connection eu tenho que ir em ip/route e add elas lá com o ip do speedr?
/ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="if addrlist = speedr-redirect -> mark connection [connmarkspeedr-redirect]" disabled=no dst-address-list=!intranet dst-port=80 new-connection-mark=connmarkspeedr-redirect passthrough=no protocol=tcp src-address-list=speedr-redirect
em addrlis eu tenho que colocar o ip dos clientes? ou isso e o redirect que e feito no nat?
em new-connection-mark essa connmarkspeedr e feito somente ai né ou tenho que add a regra antes em ip/route?
desde já obrigado sou iniciante em speedr to usando a versão free pra teste em laboratorio.
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)