OSPF - Open Shortest Path First
Luiz Fernando Softov
Developer
Configure um servidor OSPF na sua rede de forma simples
O OSPF (Open Shortest Path First) é um dos IGPs (Interior Gateway Protocols) mais usados para protocolo de roteamento interno. O Border® permite a configuração de um servidor OSPF na sua rede no mesmo servidor junto com o BGP ou também há a possibilidade de rodar um servidor OSPF.
O OSPF funciona calculando o caminho mais rápido entre a origem e o destino e em seguida, enviando pacotes de dados em uma rota que tenha a menor quantidade de tráfego. Portanto, o mais curto aqui significa o tempo que os pacotes de dados levam para ir do ponto A ao ponto B.
Como um protocolo de roteamento de estado de link, o OSPF funciona para roteamento dentro do domínio que opera dentro de um único sistema autônomo (AS). O estado do link representa as informações básicas de um roteador e suas conexões imediatas e, em seguida, o protocolo OSPF reúne as informações e calcula o caminho mais curto entre dois pontos.
Algumas das razões mais importantes para implementar o protocolo OSPF são:
- Reduz despesas gerais de roteamento para empresas.
- Alcançando a redundância de rede.
- Otimizando o desempenho de redes locais (LAN)
Performance
O Border® une a boa performance do nosso sistema operacional BrbOS já consolidado no mercado, que tem como base o FreeBSD, um sistema operacional voltado para servidores de alto nível.
O sistema no todo é escrito totalmente em linguagem C, o que permite trabalhar a nível de Kernel, focando em entregar um código enxuto com ótima performance, velocidade e estabilidade, para que a sua borda esteja sempre ativa e com bom desempenho.
Praticidade
Além da performance, o Border® conta com uma fácil e intuitiva interface WEB para gerenciar o seu servidor, na qual pode ser acessado a partir da qualquer navegador na rede interna, ou fazer uma configuração de redirecionamento externo, para monitorar e configurar o servidor remotamente.
Monitoramento
Conte ainda com gráficos, relatórios e informações em tempo real, para poder analisar e identificar diversos acontecimentos ou problemas que venha a ter. Tenha informações de rotas, peers e vários dados que podem auxiliar a identificação e solução de problemas em diversos momentos.