Mostrando 1 a 6 de 6 registros

2011-08-15 13:26:07
SevenTel

Antes usava bfw com squid+Sca, migrei para o speedr por causa do cache de videos e algumas atualizações de antivirus e updates operacionais. Mas notando o desempenho do cache meu link vive no limite com speedr, ja no antigo proxy que usava meu link me mostrava pelo iptraf entre 400 a 700kbps, ja no speedr meus 2mb estao na sua totalidade, pergunta: Será que esta fazendo cache de demais sites que nao sejam que estejam como plugins?

Ressalto que o videos e alguns downloads estao vindo pelo cache full,entao as regras esta funcionando.

2011-08-15 13:47:57
Guilherme Alves
Developer

Pesquise aqui mesmo no forum sobre a limitacao de banda do DSCP 56 (MISS) no Mikrotik.

O problema ja eh velho conhecido, e temos planejado inclusive incluir o controle de banda dentro do speedr para evitar estes problemas.

Vale lembrar que limitando o DSCP 56 no mikrotik de borda, resolve 100% o problema.

2011-08-15 15:18:09
SevenTel

Seria isso?

Marcando Updates DSCP 56 limitando a velocidade durante o dia e liberando na madrugada

Os arquivos de updates mesmo que cancelados, logo serão solicitados novamente, por isso o speedr não suspende o download pra não perder o arquivo que as vezes é muito grande (alguns chegam a 3GB) e perder metade é perder muito, e foi pensando nisso que o Speedr marca o DSCP dos pacotes de updates do windows o DSCP 56. Se usar mikrotik pode criar as regras de marcação de windows updates por DSCP no seu balanceador e assim limitar o consumo do link por parte deste download durante o dia e liberar na madrugada.

MANGLE

/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting \
comment="Pacotes update DSCP 56" connection-state=new disabled=no \
dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes

/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related \
disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes

/ip firewall
mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" \
connection-mark=conn_speedr_update disabled=no new-packet-mark=packet_speedr-updates \
passthrough=yes time=6h-23h59m,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Observe que a regra marca as novas conexões e conexões relacionadas e após os pacotes somente das 06 as 23:59, isso significa que ira marcar os pacotes que passarão pela queue tree (abaixo) que controla a banda e a prioridade do tráfego

SIMPLE QUEUE

/queue simple
add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both \
disabled=no dst-address=0.0.0.0/0 interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k \
name=updates-queue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 \
queue=default-small/default-small total-queue=default-small

A simple queue acima limita a banda em 300k

2011-08-15 16:59:31
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8

Sim, seria as regras que limitam a banda dos updates, ela pode ajudar a diminuir a carga dos links, quando esta baixando atualizações que geralmente são grandes.

2011-08-15 21:10:03
SevenTel

Ok, coloquei em produção, vamos ver o resultado.

2011-08-16 08:24:03
Guilherme Alves
Developer

Eae Mark, resolveu?

2011-08-16 18:31:59
SevenTel

Por mim, Ta finalizado!!! Resolvidississississimo.

Mostrando 1 a 6 de 6 registros

To reply this post or create new ones you must login

Forgot Password?

*emphasis   **more emphasis**

(4 spaces)code

> quote

* List item
* Another list item

1. Ordered list item
2. Other ordered list item

# Fist level title (##, ###, ####)

[Link's Text](http://address.com)