Eu sou novo nesse sistema speedr-webcache e estou tendo dificuldade em coloca-lo em minha rede para funcionar junto com meu Mikrotik. A topologia de minha rede é a seguinte => Link Eth0 IP 192.168.254.254 + Servidor Mikrotik (autentica clientes PPOE)Eth1 IP 192.168.3.1 em paralelo com Speedr Eth2 IP 192.168.1.2 = e por ultimo saida para os clientes clientes Eth3 Faixa de Ip que ultilizo no PPOE para meu clientes IP 192.168.50.0/24. Já Li vários topicos aqui no forum e não consegui resolver este problema, toda vez que eu coloco as regras q vc's recomendam peco a navegação e fica na página não pode ser exibida, já verifiquei no speedr e ele tem internet pois ele ping os sites. Não sei oq estar faltando. Se alguém poder mim ajudar eu agradeço.
Caro Francisco, da uma procurada aqui no forum q vc ira encontrar umas regras q postei.
Cara já testei de tudo estou quanse desistindo. Já configurei o speedr e fiz as regras q tem aq no forum só que não funciona. Detalhe não aparece nenhum cliente conectado no speed e eu acesso ele normalmento em todas as configurações, já fiz de tudo pra redirecionar e nada.
Outra dúvida a partir de qual versão do Mikrotik essas regras funcionan, pois eu uso 2.9.27.
Aguardo uma força ai da galera q estar com o sistema 100%.
Entao Francisco, esta versão do MK e perfeitamente compativel, você deve esta deiaxando algum detalhe passar despercebido, da uma nova revisada que você encontra. abraço
Graças a Deus funcionou, não sei como!!! Não fiz nada diferente, simplismente depois do sistema desligado por 1 dia resolvi tentar configurar ele e pra minha surpresa ele estava mostrando 01 cliente conectado... não sei como foi isso. Mas ta funcionando. Vou anexar tela do speedr para vc's fazerem uma avaliação e verificar se estar correto. Eu estou achando q a economia é mto pouca, acha q talvez seja o pouco tempo de uso.
- Outra dúvida como é feito o controle de banda no Mikrotik dos arquivos vindos da cache ele para pelo Queues ou não???
Agradeço a atenção de todos que mim ajudaram.
O controle de banda que você esta falando seria o SpeedR respeitar a velocidade contradada pelo cliente ou o cache full?
Estou falando do Speedr respeitar a velocidade contratada, essa é a minha dúvida. Outra coisa Thalles pelo q vi o Speedr faz cache de DNS, então eu devo configurar os meus clientes com o IP do DNS do Speedr?
Valeu.
Então, se tratando deste controle de banda pode ficar tranquilo que o SpeedR respeita a velocidade especificada pro cliente X Y Z etc. Sobre o DNS, é apenas um cache interno para o SpeedR, você não pode colocar para os clientes.
Desculpa Thalles se estou sendo chato fazendo tanta pergunta, agradeço pela sua atenção.
Só mais uma dúvida (acho que cada dia tenho uma dúvida novo...kkkk)
- é que eu estou achando a navegação da rede um pouco lenta, e as vezes aparece que a página não pode ser exibida. Já li mta coisa aq no forum e estou com uma dúvida a respeito do tempo de resposta do HD, pois o meu hd q o sistema estar instalado estar mto alto em torno de 55ms.
- pensei em mudar ele, pois instalei ele só pra fazer um teste e acabei registrando a chave de licença, pois não poderia fazer um teste pq não tem versão free. Este HD é IDE de 20GB. Veja foto dos disco e veja se tem possibilidade de ser isso ou é outra coisa.
Até logo.
Que é isso Francisco, tem é mais que sanar todas as dúvidas mesmo, bom, não conseguir visualizar seu anexo porém posso te adiantar, pela característica que me deu deste Disco (IDE 20GB) é fato que ele é bem antigo, e sendo assim as chances de ter um bad block ou algum setor danificado é grande, e esses dois problemas trazem muitos prejúizos ao desempenho geral do SpeedR, quando possível, compra um hd novinho, cheirando a circuito impresso rsrs, ou coisa, para o cache sempre é bom você da preferência a mais quantidade de disco e menos volume ao invés de menor quantidade de disco com mais volume. O seek time em discos muito grandes quando cheios ficou drasticamente horríveis, chegando a dar aquela velha batida de cabeça em casos extremos.
Ok. vou trocar ele acho q segunda-feria e vc sabe mim informar como é que eu faço pra transferir a licença do hd antigo para o novo, pois quando eu instalar ele vai gerar uma nova chave ai como faço.
Obrigado e bom final de semana.
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)