Pessoal, sou técnico em informatica e aprendendo sobre mk, rede a pouco mais de dois anos, não sou melhor que ninguém e tenho consciência que a maioria dos problemas mencionados aqui acontecem por "má configuração" ou conflito de regras no mikrotik que ocasiona erros e e muuuuitos casos hardware ruim, insuficiente ou configuração errada do speedr, como disse sou técnico de informatica a mais de 10 anos, já não tenho mais como contar quantas maquinas formatei e instalei o windows, com meu cd do win xp sp3 ao longo dos anos, e em muitas vezes me deparei com a situação de eu por o xp em uma maquina e ficar igual um tiro, e depois instalar em uma maquina muito melhor em configuração e não ficar tão bom, já aconteceu de nem mesmo funcionar e eu ter que instalar o win7, já teve situações onde montei em um escritório duas maquinas com o mesmo cd do windows, mesma moria, mesmo hd processador e placa mãe, e um computador ficar muito melhor que o outro e um funcionário até sacaneia o outro, então tem gente aqui que monta um amd semprom, um celerom, com 4gb de memória e fica reclamando do cache, outro dia ví um cara que fala bastante aqui mau do sistema com um print de um sistema com hd de 160gb(que se deduz que é um hd velho), um hd de NOTEBOOK e um de 500gb samsung com arquivos cacheando a partir de 2k ....
Gente eu uso o sistema em tproxy como o PABLO CARDOSO dentre outros usam, sem nenhuma regra de redirecionamento, com os arquivos cacheando a partir de 64k (padrão), já me disserãm para por 2k e eu ontem fiz isso e a diferença e absurda, não no desempenho do cache mais na sobrecarga do sistema, e dos HDS e olha que uso hds RE4 interprise, meu tempo de resposta foi de 1,90ms para 14ms, a carga saiu o 0 e foi para 28, tempo de espera de 0 para 3%, o processador subiu de 6% para 18% e a economia subiu de 30% para 31%, e a internet ficou com a navegação mais lenta, dai fica a pergunta, vale a pena mudar a configuração recomendada para economizar um arquivo de 2K, 20 arquivo de 10k, ou um de 100MB? 4 de 20MB?
O sistema é excelente, me economiza 30% do meu link, hoje tenho 8MB mais quando eu tiver 100MB vai ser melhor ainda, tenho 2 dhs de 500 e um de 1tb para arquivos, estou trocando todos por de 1tb, mais como são muito caros só consigo comprar de dois em dois meses, hoje tenho 933gb de arquivos, estou com o speedr me programando e investindo para tem 6TB de arquivos no cache, vou deixar um de 500GB para o sistema e 7 de 1TB para arquivos, depois disso que creio que ficarei completamente satisfeito. Parabéns a equipe speedr e tenho muita confiança no seu trabalho, também sofro muito aqui, qualquer erro ou coisa fora do comum, tem gente que liga me ameaçando, falando palavrão para minha esposa que as vezes até chora, sei como é difícil prestar serviço a terceiros, estamos no aguardo sempre de melhorias mas não nem sempre é possível fazer na hora, tenho certeza que os desenvolvedores já queriam ter feito tudo 100%, que todo mundo estivesse feliz e eles podesem passar mais tempo com a família, amigos ao inves de ficar respondendo 190 paginas com as mesmas perguntas em quase todas elas ... Uma boa noite a todos ... Vou ficar com minhas esposa ... Rodrigo
Rodrigo...
A Router que chega de entrada é somente como switch mesmo! ;-) com a vantagem de ser melhor gerenciáveis pois é um "switch mikrotik"
O firewall é usado só na ponta dos clientes...
ex: um bloco de um condominio, tem uma router com ip válido roteando para o bloco, em cada bloco, pop eu uso uma rede diferente.. as bridges são somente nos switchs que servem para ligar os ptp, com filtros para ninguém se enxergar... a minha rede ninguém se enxerga.. tanto por dentro como por fora, até nos blocos eu uso mikrotik com filtros em bridge ao invés de switch! rede 100% limpa de spam!
AGATANGELO TELECOM E INFORMATICA LTDA, agradecemos a sua postagem, sinceramente.
Para complementar só uma coisa, que eu e a equipe de desenvolvimento estamos discutindo.
Muitos usuários baixam o limite dos arquivos a serem salvos (2k, 5k, 10k), mas o que muitos não entendem, é que os seus clientes acessam páginas diferentes durante o dia. Simplesmente, não acessam o mesmo site todo dia. E quando acessam, o conteúdo normalmente é dinâmico, ou seja, não é o mesmo que foi acessado ontem, ou até mesmo a 1 hora atrás.
O principal de um servidor de cache é armazenar o conteúdo acessado para que se outro cliente da rede acessar o mesmo conteúdo (vídeos, musicas, programas), não tenha que vir da internet novamente.
Assim como foi dito por você, qual o principal? Economizar um arquivo de 2K, 20 arquivo de 10k, ou um de 100MB? 4 de 20MB?
Bom, o meu comentário não foi em relação ao firewall de bridge (camada 2) e sim as vantagens de ativar o switch do MK para colocar portas em ''slave'' master''.
Quanto aos filtros são necessários e válidos, mas não garantem nada, se houver loop vai dar problema...Já a rede segmentada (pode até haver loop) porém em um determinado setor.
Switch gerenciável seria o correto, fazendo Vlan e colocando os clientes para não se enxergar, por que quanto mais dividir a carga de trabalho mais levinho o Mk roda, e sendo assim melhor o desempenho da rede. Quanto ao firewall a lógica é a mesma, desabilitou o firewall o Mk trabalha mais leve'' consequentemente a melhora é significativa, tem só que avaliar os riscos, dependendo do cenário claro.
Só estou falando isso como um comentário, por que de outra vez que entrei em contato contigo você parece ter uma rede bem estruturada e sabe das coisas por ai, longe de mim querer dizer como administrar sua rede, até por que nem conheço o cenário ai...São só comentários e algumas sugestões. (Abração)
oBS: Pô não poderia deixar de mencionar que ''reencontrei'' o Guilherme e o Henrique aqui em Natal no MUM (também conheci o Thales), e nossa conversa foi Muuuuuuuuito proveitosa, sem um monte de baba ovo pra atrapalhar...Rsssss...Vem mais coisa boa ai colega, garanto.
GENTE PELO AMOR DE DEUS LANCA LOGO ESSA VERSAO
YOUTUBE SE ARRASTANDO (FICA MAIS PARADO DO QUE TOCANDO SO CARREGA)
ECONOMIA LA EM BAIXO
PELO AMOR DE DEUS O Q VCS TAO ESPERANDO???
ivovid david
segue o plug ja corigido este problema
http://www.speedr.com.br/forum/view?id=4217
Rodrigo... na ponta dos clientes uso firewall com certeza... só não uso switch gerenciável somente mkt, em um bloco meu o cliente pode gerar loop que vai dar pau só pra ele as portas são filtradas pra ninguém se enxergar.. como em uma vlan ou dropando as portas!
Se tiver que colocar um switch de 8 portas eu uso uma rb800 por exemplo!
E tranquilo não sou o rei do saber toda dica é bem vinda , aprendi mais assim do que na facul! e até hoje estou aprendendo.
Não pude ir infelizmente, to meio atarefado aqui com novas estruturas... quero chegar em 2013 com uns 3000 clientes se Deus quizer hehe. mas tem muito evento no próximo quem sabe não nos encontramos, aqui no RJ tah tendo menos tiro hehe.
abs.
Boa Luiz Fernando Souza Softov
essa é uma otima ideia,se todos nos se juntar e fazer conferencia no skype fica melhor a comunicação.
o meu skype andrebfmro
Desculpe-me se falei algo errado,mais quero mesmo é ver o speedr em todos os provedores que conheço,eu instalei em 4 provedores fora o meu e com isso fico na defeza anonima com meus amigos,ninguem abri um chamado só me ligam e vou la e arrumo desdo mk a o speedr.
SuperNet [CBA]
GRATO POR SUA ATENCAO
MAS ESSE PLUGIN AI Q TO USANDO
Bom dia Leandro
Então o msn é andrebfmro@hotmail.com
mais uso mais o skype
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item