Henrique Fernandes Silveira, "verfiquei ainda que é necessário marcar pacotes, não somente das conexões com connection state related e new, mas de forma genérica sem related ou new marcado", você falou isso, então posta as regras ai que funcionem para ajudar a todos que ai já pára esse "blá blá" sobre a marcação de pacotes, porque aqui mesmo não funciona de forma alguma na RC13 na RC10 funcionavam as que já tinham no mikrotik e agora não funcionam mais.
As regras estao no forum, mais segue aqui pra acabar com esse problema:
Marcando Updates DSCP 56 limitando a velocidade durante o dia e liberando na madrugada
Os arquivos de updates mesmo que cancelados, logo serão solicitados novamente, por isso o speedr não suspende o download pra não perder o arquivo que as vezes é muito grande (alguns chegam a 3GB) e perder metade é perder muito, e foi pensando nisso que o Speedr marca o DSCP dos pacotes de updates do windows o DSCP 56. Se usar mikrotik pode criar as regras de marcação de windows updates por DSCP no seu balanceador e assim limitar o consumo do link por parte deste download durante o dia e liberar na madrugada.
MANGLE
/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting \
comment="Pacotes update DSCP 56" connection-state=new disabled=no \
dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes
/ip firewall
mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related \
disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes
/ip firewall
mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" \
connection-mark=conn_speedr_update disabled=no new-packet-mark=packet_speedr-updates \
passthrough=yes time=6h-23h59m,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat
Observe que a regra marca as novas conexões e conexões relacionadas e após os pacotes somente das 06 as 23:59, isso significa que ira marcar os pacotes que passarão pela queue tree (abaixo) que controla a banda e a prioridade do tráfego
SIMPLE QUEUE
/queue simple
add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both \
disabled=no dst-address=0.0.0.0/0 interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k \
name=updates-queue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 \
queue=default-small/default-small total-queue=default-small
A simple queue acima limita a banda em 300k
Se não funcionar com o connection-state=new na 1° regra é só tirar o new e deixar em branco.
Jean Dgardany C de Lima, acho que não entendeu o que falei, postei algumas imagens para ajudar. Veja bem, no Mikrotik tá marcando os pacotes, mas veja que no SpeedR as velocidades estão superiores. Deve ter algum problema no SpeedR na marcação, pois mesmo assim Mikrotik marca mas não controla.
bom dia pessoal. Fiquei um tempo sem usar o sistema, gostaria de saber se alguem de vcs está usando ele em modo bridge e em tproxy, e se esse problema de arquivos abortados está resolvido ou não, infelizmente esse problema ao invés de economizar estava dando consumo excessivo de banda. Aguardo informações amigos, abraços.
Hayala, tenta marca no speedr a velocidade media que fica logo acima e ve se confere, outra coisa se vc usar em paralelo(speedr) a velocidade que vai contar e a que esta no MK pois esta passando pela queue do mesmo. 2 coisas notei nas suas regras 1- Sua 2 regra do DSCP56 nao esta marcado(contabilizando) creio ter alguma coisa errada, 2- vc criou uma queue simples aqui na minha rede eu uso queue tree, ou a minha ou a sua deve esta errada a minha aqui esta controlando e contabilizando.
Mrs Guilherme, Henrique, e caros colegas.
Bom dia, fiquei uns dias sem acessar o forum, e percebi q todos continuam a reclamar das mesmas coisas desde as versões anteriores, tipo gargalo.
Outra sobre YOUTUBE... estou com a RC13 a Uptime: 1 dia, 18 horas, mas desde a RC12 NAO TENHO TIDO PROBLEMAS COM ERRO NO YOUTUBE...
Detalhes... tenho balanceamento PCC, meus clientes recebem IPs PUBLICOS, e saem por ADSL, VIA CABO, e 1.... isso mesmo Apenas UM dedicado de 4Mb da Embratel...
Nao preciso dar F5, nao preciso dar Reload... nada disso...
Unica coisa q notei é q qndo mando abrir um video, a bolinha fica girando um tempo a mais...
Nunca reclamei pois sei q as ADSLs daqui do MS são uma bos...tica ...
No mais esta tudo 1000%
Boa sorte a todos
PS: Sobre zerar o Uptime, ele zerou apenas 1 vezes, foi qndo mexi na configuração dos pluguins do Youtube qndo ativei o NEVERABORT..... e mais nada
Henrique,
mostrou a pagina de novo, e a rede ta ótima, não consigo entender isso....
e só volta ao abrir novamente se reiniciar o servidor.
Henrique, no meu RC13 tbm está aparecendo a mensagens que aparece para o Nilson Vicente da Silva Filho "conexão falhou", não é sempre mas está acontecendo, e o ping para o site está normal, usava a RC10 até ontem de manhã e nunca tinha acontecido isso.
E o UPtime do Servidor tbm está Zerando e quando zera da uma parada na Speedr e volta.
como pode ver no relatório quando o UP zera da umas paradas.
Nilson depois de 2 dias novamente o sistema da gargalo, lentidão total, reinicio e volta o normal, meus cliente estão puto da vida, não sei qual a desculpa da para eles.
To reply this post or create new ones you must login
*emphasis **more emphasis**
(4 spaces)code
> quote
* List item
* Another list item
1. Ordered list item
2. Other ordered list item
# Fist level title (##, ###, ####)
[Link's Text](http://address.com)