Cachefull e controle de banda por DSCP

Mostrando 1 a 10 de 128 registros

2011-07-17 13:46:28
Henrique Fernandes Silveira
Developer

Vejamos como o Speedr marca o DSCP:

Hit conteúdo dinâmico (Plugin) = DSCP 10

Hit conteúdo estático = DSCP 12

Hit de testes de velocidade = DSCP 48

Miss em geral = DSCP 0

Miss ABORT = DSCP 56

Fazendo Cachefull de conteúdo dinâmico, estático e testes de velocidade - DSCP 10, 12 e 48

Veja como marcar pacotes por DSCP para fazer controle de banda independente da velocidade de banda do cliente para objetos já armazenados.

MANGLE

ATENÇÃO: CHAIN ALTERADA EM 27/07/2012 de postrouting para prerouting

Marca os pacotes dos objetos armazenados que vem marcados pelo Speedr com DSCP 12

/ip firewall mangle \
add action=mark-packet chain=prerouting comment="dscp->12) => [packet_speedr_HIT]" \
disabled=no dscp=12 new-packet-mark=packet_speedr_HIT passthrough=no

Marca os pacotes de conteúdo estático que vem marcados pelo Speedr com DSCP 10

/ip firewall mangle \
add action=mark-packet chain=prerouting comment="dscp->10 => [packet_speedr_HIT]" \
disabled=no dscp=10 new-packet-mark=packet_speedr_HIT passthrough=no

Essa ultima regra não recomendo que coloque, coloquei somente para ver como fazer, para que a velocidade mostrada nos testes de velocidade venham na velocidade do cachefull

Testes de velocidade DSCP 48

/ip firewall mangle \
add action=mark-packet chain=prerouting comment="dscp->48 => [packet_speedr_HIT]" \
disabled=no dscp=48 new-packet-mark=packet_speedr_HIT passthrough=no

QUEUE TREE

Essa queue tree limita a banda para objetos armazenados em 10M, ou seja, essa é a velocidade total do Cachefull, você pode especificar a banda que achar mais conveniente.

/queue tree
add burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s disabled=no limit-at=10M \
max-limit=10M name="webcache HIT" packet-mark=packet_speedr_HIT \
parent=global-out priority=8 queue=default

Marcando Updates DSCP 56 limitando a velocidade durante o dia e liberando na madrugada

Os arquivos de updates mesmo que cancelados, logo serão solicitados novamente, por isso o speedr não suspende o download pra não perder o arquivo que as vezes é muito grande (alguns chegam a 3GB) e perder metade é perder muito, e foi pensando nisso que o Speedr marca o DSCP dos pacotes de updates do windows o DSCP 56. Se usar mikrotik pode criar as regras de marcação de windows updates por DSCP no seu balanceador e assim limitar o consumo do link por parte deste download durante o dia e liberar na madrugada.

MANGLE

/ip firewall 
mangle add action=mark-connection chain=prerouting \
comment="Pacotes update DSCP 56" connection-state=new disabled=no \
dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes

/ip firewall 
mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" connection-state=related \ 
disabled=no dscp=56 new-connection-mark=conn_speedr_update passthrough=yes

/ip firewall 
mangle add action=mark-packet chain=prerouting comment="" \ 
connection-mark=conn_speedr_update disabled=no new-packet-mark=packet_speedr-updates \
passthrough=yes time=6h-23h59m,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat

Observe que a regra marca as novas conexões e conexões relacionadas e após os pacotes somente das 06 as 23:59, isso significa que ira marcar os pacotes que passarão pela simple queue (abaixo) que controla a banda e a prioridade do tráfego

SIMPLE QUEUE

/queue simple 
add burst-limit=0/0 burst-threshold=0/0 burst-time=0s/0s comment="" direction=both \ 
disabled=no dst-address=0.0.0.0/0 interface=all limit-at=300k/300k max-limit=300k/300k \
name=updates-queue packet-marks=packet_speedr-updates parent=none priority=8 \
queue=default-small/default-small total-queue=default-small

A simple queue acima limita a banda em 300k

2011-07-18 01:36:27
Lucas Dias

License Level: 3
Reply  

Boas Dicas. Parabéns pelo bom material disponibilizado aqui. Façam sempre isso pessoal da Speedr. Ia colocar algo semelhante aqui, mas como vocês já fizeram, melhor que a fonte é de muito mais confiança.
Henrique, não sei como é o lab de vocês, mas acredito que seria uma boa, ter uma área de topologias de rede aqui, pra ficar claro onde e como implementar melhor o Speedr.

Acredito que usar PCQ no Mikrotik é tbm uma boa.

Abraços

2011-07-18 14:48:23
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8
Reply  

Basicamente lucas a melhor forma é paralelo,

/ Clientes
Link - MK
\ Speedr

Cada um na sua interface. Posso postar um material mais detalhado futuramente.

Abraços.

2011-07-18 14:57:45
Lucas Dias

License Level: 3
Reply  

Henrique, basicamente tenho essa situação. A diferença é que tenho uma RB a mais, só fazendo balanceamento.

/ Clientes
Link - MK Balance - MK
\ Speedr

E funciona belezinha. Estou tendo problemas somente com o Globo.com mas não acredito que seja o PCC. Tenho que mitigar esse problema e gostaria de ajuda dos colegas. Acredito que isso enriquece o Fórum.

2011-07-19 19:29:39
JOSE ESLEI

License Level: 2
Reply  

Legal, consegui fazer o cache full agora, com essa dica. Pena que o prazo de avaliação irá terminar amanhã.

valew pessoal pela dica.

2011-07-20 08:09:14
Lucas Dias

License Level: 3
Reply  

Angelita, posso afirmar com 100% de certeza, que os Videos do Globo.com passam sem problemas pelo balanceamento. Afirmo isso, pelo fato de ter feitos labs, estudado e comprovado o fato.

Quando tenho a topologia em que o gateway padrão dos clientes é a RB que está fazendo o balanceamento, tudo passa. No ambiente que tenho atualmente, como mostra meu post anterior, também funcionava.

Hoje mesmo, tive a oportunidade de testar uma RB com dois links balanceados utilizando PCC (Per-Connection-Classifier), e usei ele como meu gateway. Assisti todos os videos que pude do globo.com.

Se você Angelita, puder fazer o teste, faça e veja. Utilize a topologia mostrada pelo Henrique, e depois tente montar a minha. Somente para tráfego, sem o cache mesmo.

Acredito que estou deixando passar um detalhes. Não estou conseguindo fazer testes e estudos mais apurados, mas irei e colocarei aqui o que conseguir.

No demais, estou utilizando do workaround de evitar de deixar o globo.com de passar no cache, negando os endereços da Globo.com na regra de redirecionamento de tráfego para o Speedr.

Abraços a todos e valeu pela força Angelita.

2011-07-20 21:47:53
FRANCINALDO SÁ DE MELO

Reply  

Boa noite LUCAS DIAS gostaria de trocar uma ideia.
ADD ai melo_fronteiranet@hotmail.com

2011-07-22 20:53:46
Douglas Esmeriz

License Level: 5
Reply  

Boa noite.

Vou fazer uma pergunta simples. Alguem ja deparou com um controle estranho desse cache full, ficando muito próximo do consumo do link na maior parte do tempo?

Por acaso os pacotes não podem vir marcados de fora com o dscp 10?

Vai que o teu fornecedor de link também usa cache. Ai o que vem de fora também vai passar pela marcação, não vai?

2011-07-24 23:32:13
laurindo antunes de souza filho

License Level: 3
Reply  

boa noite LUCAS DIAS to precisando de uma forcinha c puder fazer a gentileza ADD lsouza@scherer-sa.com.br abraços amigo

2011-07-25 08:12:40
INFORMAX ON LINE INFORMATICA E TELECOM LTDA. - ME

Reply  

Bom Dia, otimo materia de explicação para controle de banda do cachefull, mas gostaria de saber se é possivel fazer o controle de banda por cliente? Me adicionem no MSN cairo@informaxonline.com.br para poder tirar umas duvidas.

2011-07-25 12:18:41
Henrique Fernandes Silveira
Developer
License Level: 8
Reply  

Controle de banda por cliente já foge muito do foco do Speedr, seria pra genrencia de clientes.

Douglas será que não é HIT mesmo o que está vendo? Acredito que as marcações acima seriam destruídas vou confirmar isso pra ti.

Mostrando 1 a 10 de 128 registros

To reply this post or create new ones you must login

Forgot Password?

*emphasis   **more emphasis**

(4 spaces)code

> quote

* List item
* Another list item

1. Ordered list item
2. Other ordered list item

# Fist level title (##, ###, ####)

[Link's Text](http://address.com)